O rover Perseverance da NASA, que pousou em Marte em fevereiro de 2021, chegou ao topo da borda da cratera Jezero, em um local denominado “Lookout Hill”.
Esta conquista marca o início de uma nova campanha científica, após uma longa e desafiadora escalada de 1.640 pés (500 metros) ao longo de territórios íngremes, onde o equipamento enfrentou até 20% de inclinação.A ascensão até o cume ocorreu durante aproximadamente três meses e meio, e foi repleta de paradas para observações científicas.
“Nossos operadores do rover realizaram um trabalho admirável, superando os terrenos mais difíceis encontrados desde o pouso”, afirmou Steven Lee, gerente adjunto do projeto Perseverance.O rover agora se dirige para o que a equipe científica chamou de “Northern Rim”, que abrange a parte norte da seção sudoeste da borda da cratera.
Durante o primeiro ano dessa nova campanha, Perseverance deverá visitar até quatro locais de interesse geológico, coletar diversas amostras e percorrer cerca de 6,4 quilômetros.”A campanha do Northern Rim nos proporciona riquezas científicas completamente novas, ao explorarmos geologia fundamentalmente inédita”, declarou Ken Farley, cientista principal do projeto.
As rochas que estão sendo estudadas são algumas das mais antigas já encontradas no sistema solar e podem fornecer informações sobre as condições iniciais de Marte e da Terra.Perseverance já completou quatro campanhas científicas: “Crater Floor”, “Fan Front”, “Upper Fan” e “Margin Unit”.
A nova fase de exploração será iniciada com uma visita a “Witch Hazel Hill”, um afloramento rochoso que contém camadas de rochas que registram a história da superfície marciana.Após a visita a Witch Hazel Hill, o rover seguirá pela cratera em direção a “Lac de Charmes”, uma área com interesse geológico, menos afetada pela formação da cratera Jezero.
Em seguida, Perseverance retornará à borda para investigar um afloramento de grandes blocos conhecido como megabreccia.Uma das principais metas da missão Perseverance é a astrobiologia, incluindo a coleta de amostras que podem conter sinais de vida microbiana antiga.
As amostras coletadas pelo rover serão enviadas à Terra para análises detalhadas como parte do Programa de Retorno de Amostras de Marte da NASA.A missão Mars 2020 Perseverance faz parte da abordagem de exploração Moon to Mars da NASA, que inclui missões Artemis à Lua, preparando o caminho para a exploração humana do planeta vermelho.
O Jet Propulsion Laboratory da NASA é responsável pela construção e operação do rover Perseverance, que segue avançando em sua jornada histórica em Marte..
Fonte: Nasa