Dois astronautas da NASA, Butch Wilmore e Suni Williams, que estão presos no espaço há meses, só deverão retornar à Terra em março de 2025.
O anúncio foi feito pela agência espacial em 17 de dezembro, informando que problemas com a espaçonave Starliner, projetada pela Boeing, causaram o atraso no retorno.
Os astronautas estavam inicialmente programados para voltar após uma semana de viagem à Estação Espacial Internacional (ISS), onde chegaram durante a missão de teste da NASA em junho deste ano.
A NASA anunciou que precisa de mais tempo para finalizar o processamento da espaçonave Dragon, da SpaceX, que deve chegar às instalações da agência na Flórida no início de janeiro.
A decisão de atrasar o lançamento do Crew-10 para março se deve a essa necessidade de garantir que a Dragon esteja pronta.
O planejamento original previa que a missão Crew-10 fosse lançada em fevereiro de 2025, com o retorno dos astronautas ao final daquele mês, junto com outros dois colegas que chegaram à ISS em setembro a bordo de uma cápsula Dragon.
No entanto, com a nova data, Wilmore e Williams devem passar mais de nove meses no espaço.
A NASA também considerou enviar uma outra espaçonave da SpaceX, mas optou por aguardar a preparação da Dragon para realizar a missão Crew-10 no final de março.
Além disso, a agência confirmou que os astronautas da missão Crew-9 não retornarão até que a Crew-10 chegue à ISS.
O objetivo é facilitar um período de transição e troca de informações entre as duas tripulações.
Durante este período de mão dupla, Crew-9 compartilhará aprendizados com os recém-chegados, apoiando o desenvolvimento contínuo de pesquisas e manutenção na estação espacial, embora a NASA não tenha especificado a duração desse processo de transição.
.
Fonte: The Epoch Times