SPACENOW NEWS

Revista Sociedade Militar, todos os direitos reservados.

Missão Crew-10 da NASA sofre adiamento, astronautas permanecem na Estação Espacial Internacional por mais de nove meses

por Jefferson S Publicado em 18/12/2024
Missão Crew-10 da NASA sofre adiamento, astronautas permanecem na Estação Espacial Internacional por mais de nove meses

A NASA anunciou que o retorno dos astronautas Suni Williams e Butch Wilmore, atualmente na Estação Espacial Internacional (ISS), será adiado.

A nova previsão para o lançamento da missão Crew-10, que levará quatro membros ao espaço, é para o final de março de 2025.

Inicialmente, os astronautas estavam programados para retornar em uma missão de oito dias em junho, mas problemas com o sistema de propulsão da cápsula Starliner da Boeing resultaram em sua permanência indesejada na ISS.

De acordo com a agência espacial, a Crew-10 foi ajustada para acomodar essa situação e atender as necessidades da NASA.

NASA havia planejado trazer Williams e Wilmore de volta na missão Crew-9, lançada em setembro, que possuía dois assentos vagos.

No entanto, com o adiamento da Crew-10, essa alternativa não foi mais viável.

O atraso permitirá que a SpaceX finalize o processamento de uma nova cápsula Dragon, que deve chegar às instalações de processamento da empresa na Flórida no início de janeiro.

Essa cápsula será fundamental para a missão Crew-10.

O gerente do Programa de Tripulação Comercial da NASA, Steve Stich, ressaltou a importância do trabalho meticuloso para garantir que a nova espaçonave esteja pronta para o voo.

A NASA e a SpaceX discutiram outras opções, mas consideraram que o adiamento era a melhor solução.

Os astronautas Williams e Wilmore deixarão a ISS ao lado da tripulação da Crew-9 após um período padrão de transição com a chegada da nova equipe.

Essa permanência na estação espacial fará com que eles ultrapassem a duração original de sua missão em quase 36 semanas.

A Crew-10 contará com a presença de astronautas da NASA, incluindo Anne McClain e Nichole Ayers, além do cosmonauta russo Kirill Peskov e do astronauta japonês Takuya Onishi.

Todos os astronautas continuam ativos em pesquisas e preparações para futuras missões.

Enquanto isso, a SpaceX continua a desempenhar um papel crucial nas rotações de tripulação da ISS, com a NASA contando com suas espaçonaves Dragon para missões regulares de seis meses ao espaço.

.

Fonte: Anadolu Agency

Jefferson S

Jefferson S