Em meio à escassez de veículos blindados, soldados russos reutilizam equipamento capturado em Donetsk, mas são abatidos rapidamente por tropas ucranianas. Incidente ressalta a crescente falta de recursos no exército russo.
Em um novo episódio da guerra na Ucrânia, soldados russos capturaram e reutilizaram um veículo blindado de transporte de tropas YPR-765, originalmente fabricado para o exército holandês e cedido à Ucrânia como parte do apoio militar europeu. O veículo, que foi recuperado pelas forças russas durante os combates em Donetsk, acabou sendo destruído por um ataque ucraniano, resultando na morte de pelo menos dois soldados russos.
O YPR-765, fabricado na década de 1970, foi parte de um lote de 269 veículos cedidos pela Holanda à Ucrânia como suporte na guerra contra a Rússia. Apesar da antiguidade do veículo, sua captura e reutilização pelos russos ilustra a grave escassez de blindados que o exército russo enfrenta após 29 meses de intensos combates.
Desde o início da invasão em 2022, a Rússia sofreu perdas significativas em termos de veículos blindados, com mais de 6.500 unidades destruídas, danificadas ou capturadas pelas forças ucranianas. A situação é tão crítica que, além de reaproveitar veículos capturados, os russos têm utilizado alternativas menos convencionais, como carrinhos de golfe e motos fabricadas na China e na Bielorrússia.
A situação dos veículos em armazenamento também é alarmante, com muitos deles estando em condições precárias devido à exposição prolongada a intempéries, tornando-os praticamente inúteis. Essa realidade forçou o exército russo a recorrer a medidas desesperadas, como o uso de veículos capturados, evidenciando a deterioração dos recursos bélicos russos.
O incidente com o YPR-765 em Donetsk serve como um lembrete do desgaste contínuo das forças russas e a crescente dependência de veículos antigos e capturados, à medida que a guerra na Ucrânia entra em seu terceiro ano.