Na última quarta-feira, a Turquia deu início à construção de uma instalação de lançamento de foguetes na Somália.

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, e o Presidente da Somália, Hassan Sheikh Mohamud, durante reunião oficial em Ancara, Turquia, 11 de dezembro de 2024.
A novidade foi anunciada pelo presidente somali, Hassan Sheikh Mohamud, e promete ampliar as capacidades de teste de foguetes de longo alcance de Ancara.
Essa instalação é parte do programa espacial nacional da Turquia e vinha sendo planejada há anos.
Trata-se de mais um capítulo na crescente relação entre a Turquia e a Somália, que já abriga a maior base de treinamento militar turca no exterior.
Além das atividades militares, a Turquia tem ajudado a treinar as forças de segurança somalis e fornecido assistência ao desenvolvimento da nação africana.
Segundo Mohamud, a instalação também irá criar empregos e gerar receitas para o país.
A escolha estratégica da localização na extremidade oriental africana favorece lançamentos de foguetes em direção ao Oceano Índico, minimizando os riscos de destroços atingirem áreas residenciais ou outros países.
Detalhes sobre a exata localização da instalação não foram revelados.
No entanto, a nova base faz parte das ambições da Turquia de se envolver na corrida espacial, setor tradicionalmente dominado por grandes potências globais.
Em 2021, a Turquia anunciou um plano espacial de dez anos que inclui missões para a Lua, a construção de um espaçoporto e o desenvolvimento de sistemas de satélites viáveis.
No início deste ano, a Turquia celebrou um marco significativo com Alper Gezeravcı, o primeiro turco a viajar para o espaço.
Ele passou quase três semanas na Estação Espacial Internacional (ISS).
Com a nova instalação na Somália, a Turquia reforça seu compromisso de se tornar um jogador relevante no setor espacial global, contribuindo para um dinamismo econômico e tecnológico.
Fonte: Daily Sabah